sábado, 11 de dezembro de 2010

Um Natal sustentável e simples


Dar e receber presentes é um grande prazer, celebrado em muitas datas e culturas em todo o mundo. A principal delas, no Ocidente, é o Natal, data que cria muita alegria, mas também deixa um rastro ambiental intenso, que provocará muita dor de cabeça num curto espaço de tempo. Que tal, então, inovar este ano e abraçar atitudes sustentáveis nesta comemoração?
Vai mesmo comprar um presente? Escolha então produtos fabricados com critérios socioambientais firmes: valorizando a mão de obra e com cuidados ambientais necessários. Duráveis e reparáveis para não virarem sucata logo. Sem elementos tóxicos e com pouca mistura de materiais: são mais fáceis de reciclar.
Uma atitude criativa é fazer o presente! Pode ser montar um álbum bem bolado com fotos de momentos queridos; utilizar algum talento que possua em artes plásticas, música, poesia... Um presente assim personalizado pode tocar fundo um coração.
Gaste apenas na medida das suas possibilidades. Uma economia forte e sadia é parte importante de uma Sociedade Sustentável.

Enfim, faça uma ceia sustentável, com alimentos frescos e orgânicos, evitando espécies sob risco de extinção. Prepare o suficiente, sem desperdícios. Evite o uso de descartáveis. Eles são fabricados a partir do petróleo, transportados por longas distâncias até chegar aos mercados e não há quem os recicle, pois este aproveitamento sai mais caro que fabricar descartáveis novos.

Em Recife, a árvore natalina é uma estrutura de 33 metros de altura, fabricada com mais de 200 mil CDs e DVDs piratas, que foram apreendidos ao longo do ano em operações da polícia.
Uma idéia brilhante!

Celebre com consciência e capricho, lembrando que o mais valioso são os sorrisos, abraços e o carinho entre todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário