domingo, 5 de dezembro de 2010

A bactéria 'diferente'


Revelada forma de vida que incorpora arsênico em seu DNA


A vida como a conhecemos é extremamente diversificada e adaptável, permitindo que organismos existam em alguns dos lugares mais inóspitos do planeta. Mas a “vida” tende a se basear em uma matriz, recombinando seis elementos básicos e deixando aberta a possibilidade de outras combinações que compõem tipos totalmente diferentes de atividades biológicas. A vida como a conhecemos pode não ser tudo o que existe, tanto para a biologia terrestre ou extraterrestre.

Essa possibilidade parece agora mais promissora à luz de um novo estudo sobre uma bactéria isolada do lago Mono, na Califórnia, que usa arsênico, geralmente venenoso à vida, como um dos seus principais nutrientes. O microrganismo pode até levar o arsênico à suas biomoléculas, substituindo o fósforo como elemento estrutural no DNA e, possivelmente, em moléculas de transporte de energia, como trifosfato de adenosina (ATP). O estudo foi publicado on-line no dia 2 de dezembro na revista Science.

Isto foi uma ‘revolução’ na Biologia, pois se conhecia até agora, o DNA com a mesma composição química.

O mais importante é essa forma de vida (bactéria) ser totalmente diferente, ser encontrada em meio terrestre, o que gerou notícias sensacionalistas sobre o meio extraterrestre, mas por enquanto, nada confirmado pela NASA.

Mesmo assim é um impacto na Origem da vida, evolução, etc.

Esperemos para ver o que será descoberto a partir daí.

Desculpe, mas ainda não descobriram ETs, conforme circulou na Twitterlândia por John Matson

Nenhum comentário:

Postar um comentário