sexta-feira, 27 de agosto de 2010
Queimadas-consequências
Nuvens de fumaça das queimadas bloqueiam 20% da luz solar, diminuem as chuvas e esfriam a Amazônia
Quase todo mundo já viu esta cena, ao vivo ou na televisão: nuvens de fumaça tingem de cinza o céu da Amazônia no auge da estação das queimadas, entre agosto e outubro, a época mais seca do ano na região.
Nesse período, por falta de visibilidade, microscópicas partículas decorrentes da combustão da vegetação, chamadas de aerossóis, turvam de forma tão marcante o firmamento que aeroportos de capitais como Rio Branco e Porto Velho fecham constantemente para pousos e decolagens.
Num dia especialmente opaco, um falso, lento - e lindo - pôr-do-sol pode começar ao meio-dia e se arrastar por horas.
O problema é que as queimadas estão aumentando e tomando conta de lugares, no Brasil, onde nunca se viu este fenômeno causado pela vegetação seca.
E as consequências , são: O CÉU DE UM DIA DE SOL, TOTALMENTE COBERTO DE FUMAÇA QUE É TÓXICA (MONÓXIDO DE CARBONO).
E MAIS: OS PROBLEMAS DE PULMÃO JÁ COMEÇAM A APARECER NAS CRIANÇAS, SENDO QUE EM MUITOS LUGARES AS AULAS FORAM 'SUSPENSAS'.
PARA SE TER UM IDÉIA, ESTA FUMAÇA QUE SE ESPALHA, É MAIOR DO QUE A DAS INDÚSTRIAS, CARROS , ETC RESPONSÁVEIS PELO AQUECIMENTO GLOBAL.
ESPEREMOS QUE CHOVA! E QUANDO ATRAVESSARMOS UMA AVENIDA, ESTRADA, NÃO JOGUEMOS NADA PELA JANELA DO CARRO, COSTUME DOS BRASILEIROS.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário