terça-feira, 3 de agosto de 2010

Aprenda a controlar seus sonhos


Alguns sonhos são maravilhosos e até ficamos com vontade de repeti-los. Acontece, porém, que a nossa capacidade para moldar sonhos pode ser mais intencional e menos fruto do acaso.

Técnicas para controlar, ou pelo menos influenciar, os sonhos têm sido utilizadas em experimentos de sono. Podemos criar estratégias para sonhar com um determinado assunto, resolver um problema ou acabar com um pesadelo recorrente. Com a prática, também podemos aumentar nossas chances de ter um sonho lúcido, tipo "sonho dentro de um sonho".

Pedimos estratégias de controle de sonhos para Deirdre Barrett, autora do livro The Committee of Sleep: How Artists, Scientists and Athletes Use Dreams for Creative Problem-Solving—and How You Can, Too (Crown, 2001) e professora clínico de psicologia da Harvard Medical School.

A nossa capacidade para pedir um sonho a nós mesmos é muito semelhante ao que podemos fazer acordado com nossos pensamentos. Em sonhos, isso ocorre em um estado que, por natureza, é mais vívido, muito mais intuitivo e muito menos lógico.

A definição mais comum de um bom sonho é aquele lúcido, em que você sabe o que está sonhando, explica Deirdre. Se esses sonhos nos dão uma capacidade de diversão ou de análise de nossas atitudes do dia-a-dia, também nos aliviam da pressão diária de nossas vidas, pois vivenciamos feitos na realidade impossíveis de existir. Mas os sonhos lúcidos são raros, menos de 1% na maioria dos estudos, embora certamente provoquem muito entusiasmo nas pessoas.

Pratique ‘um sonho bom’, olhando fixamente para uma figura que lhe traga prazer, ou pensando em algo muito bom que você viveu ou quer viver. Fazendo isso várias vezes, além de ter um repouso muito bom, sua mente vai ‘pensar’ e o sonho poderá se tornar real.

Fonte: Revista Scientific American Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário