quarta-feira, 3 de março de 2010

A arca do "Juízo Final"



O futuro a Deus pertence. Nisso acreditam os religiosos e acreditava também o bom Noé, personagem bíblico que, segundo a tradição do Antigo Testamento, construiu uma enorme arca e nela preservou do dilúvio casais de animais de diversas espécies. Teria sido assim que a humanidade e os bichos conseguiram seguir a sua jornada. Uma eternidade de catástrofes naturais depois, também agora um grupo de cientistas acredita que o futuro do planeta não pertence exclusivamente ao homem – só que, dessa vez, a ameaça vem sobretudo dos bilhões de asteróides que nos cercam e podem se espatifar contra a Terra. Pois bem, os pesquisadores acham que é hora de construir uma nova arca. Mas nada de animais. No lugar deles, para que o homem sobreviva a derradeiras tragédias, é necessário armazenar cerca de três milhões das mais diversificadas SEMENTES.
Será a partir desse armazém no arquipélago norueguês de Svalbard, pensado para resistir durante milhares de anos, que a humanidade tocará para a frente a sua história.
Embutida cerca de 300 metros no interior de uma montanha e batizada pelo governo norueguês de “a caixa forte do juízo final”, a nova arca no arquipélago de Svalbard entrou em sua fase final de construção na semana passada, quando as três câmaras que vão abrigar as sementes começaram a ser resfriadas. Pelos próximos dois meses, a temperatura interna será reduzida dos habituais cinco graus negativos para 18 graus negativos. Nesse gélido patamar climático, sementes de trigo e arroz podem sobreviver além de mil anos. O material será armazenado em pacotes selados a vácuo, depois guardado em outras embalagens também seladas. A baixa temperatura e o oxigênio restrito manterão as sementes com o metabolismo baixo e retardarão seu envelhecimento. Mesmo com a armazenagem especial, algumas sementes podem se tornar inférteis após algumas décadas. Por isso, está previsto um “replante” para colheita de novas amostras.
A idéia de se usar o arquipélago gelado para preservá-las tem uma explicação geopolítica e outra climática: a primeira é que se trata de uma região pacífica, afastando-se assim os riscos de eventuais atentados terroristas. Quanto ao segundo motivo, deve-se ao fato de essa área ser praticamente imune a terremotos e furacões. Além, é claro, de sua temperatura gelada. “É o melhor freezer do mundo”.


Amigos! Esta notícia, está saindo na Mídia em geral! E todos acham muito grandioso, enfim , algo que poderá salvar a Humanidade do final dos tempos, etc.
Não posso ficar alheia a isso, e chamo a atenção de vários pontos 'gritantes' até para crianças.
1-Como sabemos o Polo Ártico está 'desmanchando' e não vai levar nem mil anos não.
2-Já se sabe que a saída da Terra em caso de catástrofe como a de um meteorito que cause grandes 'estragos', será PARA O ESPAÇO, ONDE JÁ VIVEM SERES HUMANOS!
3- O pior de tudo é que as SEMENTES são de Países de todo tipo de Clima, como do Brasil, ou seja PLANTAS NÃO ADAPTÁVEIS AO GELO. E todos já mandaram as tais sementes.
4-Fora isso tudo, QUAIS SERIAM OS HUMANOS BENEFICIADOS? PENSEM BEM...

Enfim, cientificamente, há uma série de 'incoerências', mas o que me indignou,(sem revolta), apenas minha opinião é PORQUE NÃO UTILIZAR ESTA DINHEIRAMA PARA MILHÕES DE PROBLEMAS QUE OCORREM AGORA NO PLANETA? COMO PREVENÇÃO E NÃO 'ALGO BOMBÁSTICO' PARA CHAMAR A ATENÇÃO DAQUELES QUE TALVEZ NEM PENSARAM NISTO.
ACABAMOS DE VER TERREMOTOS , TSUNAMIS, ENFIM CATÁSTROFES ENORMES, EM QUE NÃO 'CONSEGUEM PREVER' E PODERIAM UTILIZAR ESTE DINHEIRO E AS 'CABEÇAS PENSANTES' PARA QUE 'MINORIZASSEM' ESTAS SITUAÇÕES QUE MATAM MILHARES.

A Terra continuará seu ciclo muito machucada e mais uma vez os humanos só pensam em si mesmos (privilegiados) e não lembram que vivemos numa mesma ARCA. Nós e todos os demais seres vivos.
Aqui faço UM ALERTA para que reflitam, quando virem ou ouvirem este tipo de notícia. Busquem fontes, analisem, e tirem suas conclusões. As crianças já sabem e a maioria pergunta. Elas são o futuro!!! É necessário urgentemente que nossas vibrações e nossas atitudes sejam de muito AMOR para com todos! Só existe esta solução: A mudança de comportamento do ser humano.

2 comentários:

  1. Que interessante Sueli!
    parabéns pelo artigo, só agora compreendo este mecanismo que há tempos vinha ouvindo falar por aí. Incrível mesmo, o maior e melhor freezer do mundo na caixa fore do juízo final, vai virar até atração turística quando estiver pronta. Que bacana!!

    ResponderExcluir
  2. Minha querida Sueli... Penso as vezes: para que servem tantas cabeças "ditas" pensantes nos altos patamares da ciência e tecnologia? Passam anos estudando, pesquisando, verificando e ao invés de desconplicarem, complicam mais ainda. Vou deixar bem claro aqui, que sou contra isso.

    Vc bem diz no final, que temos problemas mais sérios a pensar e a cuidar. Não digo, que seja desnecessário, mas no momento atual, onde grandes catastrofes da natureza assolam nosso mundo, o dinheiro poderia ser injetado em algo que realmente se faça urgente.

    Ja ouvi essa história ano passado ou retrasado em algum artigo científico, não me recordo agora. E já, naquela época pensei justamente nisso. Devemos sim, pensar no futuro, mas em primeiro lugar, se faz urgente e necessário que se resolvam os problemas atuais que vem assolando nossa Mãe Terra. Ela precisa de ajuda agora, ela que nos serve diariamente com todo o seu amor e recursos. Vc bem coloca, que mais uma vez a humanidade esta sendo egoísta pensando apenas em si. E ouso ir mais além: quem serão realmente os privilegiados desse "espetáculo" todo? Os milhões de miseráveis que passam fome hoje? Os que vivem nos países que encontram-se na faixa de guerra?

    Meu Deus Su, fico irritadissima com esse tipo de noticia. Como ousam pensar no futuro, se não conseguem resolver nem os problemas atuais?

    Por ocasião da Conferência Internacional Rio/92, cidadãos representando mais de 170 países, assinaram tratados nas quais reconhecem o papel central da educação para a construção de um mundo socialmente justo e ecologicamente equilibrado, o que requer responsabilidade individual e coletiva em níveis local, nacional e planetário... Me pergunto Sueli, o que esta sendo feito efetivamente?

    Veja isso minha amiga: segundo dados, em 2050 a população mundial chegará em torno de 8 bilhões de pessoas, das quais 3 bilhões serão crianças e jovens. Que mundo vamos deixar para essas crianças e jovens? De nada adiantarão os progressos da medicina, ligados às novas tecnologias, senão haver uma mudança efetiva em relação ao meio ambiente. Necessitamos mais do que nunca que as pessoas do mundo todo, comecem a se importar e a ajudar a por fim nessas tragédias ecológicas. O futuro depende unicamente das escolhas que fizermos hoje e é isso que se faz urgente agora...

    As sementes??? Bem as sementes...
    Que virem, pelo menos por enquanto, o que a mestre e amiga Vivian diz ai em cima... "atração turística".
    Caixa do juízo final... cada uma...

    Parabéns Su, vc é fantástica... Teu trabalho é fantástico.

    Bjus

    ResponderExcluir