sábado, 3 de outubro de 2009

Olimpíadas 2016 no Brasil


Quando o Brasil , representado pelo Rio de Janeiro, tornou-se sério candidato a ter em seu território, as Olimpíadas de 2016, eu e a maioria das pessoas que conheço , fomos contra. Achávamos que este dinheiro deveria ir para a Educação, Saúde, Segurança, Pobreza, etc.
Pois bem, fato consumado, o Brasil foi escolhido.
Ouvindo , no dia 2 de outubro (uma data que ficará histórica), atletas falarem , fiz uma reflexão e passei a encarar os fatos de maneira diferente.
Não podemos ficar reclamando, sempre, e sim, procurar soluções, visto que isto vai acontecer, queiramos ou não.
Porque então, não nos UNIRMOS nas Escolas, na Comunidade, e colocarmos alunos e jovens que queiram correr, jogar, nadar, etc e dar-lhes esta oportunidade?
Vejo nas Escolas, sempre esportes, como futebol, basquete, vôlei e handebol. Muito bem, continuem. Mas vamos colocá-los nas várias modalidades de ATLETISMO, como falou Lars Grael,(velejador, medalhista Olímpico) onde o número de medalhas é maior?
Tá certo, vão me dizer: NÃO TEMOS ONDE TREINAR , etc...pois chegou a hora de investir nas Cidades, nos Estados, criando as condições mínimas nas Escolas Públicas. Sem falar nas Particulares, que pelo que cobram , podem muito bem fazer isto.
Uma outra saída, seria UTILIZAR os Clubes Sociais, que têm condições para Esportes, em geral. Poderiam eles (os Clubes) ceder ou cobrar menos, um espaço para os jovens que querem e não podem pagar. Temos 7 anos para isso! Mas o começo tem que ser imediato.
Patrocínio , claro, indispensável.
Quero ressaltar , que as ‘Medalhas’ funcionariam como estímulo, mas o mais importante seria a participação dos jovens, saindo das ruas, ou até ‘da cama’ e do ‘msn’para algo que só faz bem- O ESPORTE.
A NEGATIVIDADE E INFERIORIDADE do povo brasileiro chega a ser VÍCIO . Tanto que não ganhamos Medalha de Ouro em FUTEBOL!!!!!!!!!
E...quando participamos de Olimpíada, o que mais ouvi de alunos e pessoas foi: “NÓS SOMOS BONS EM CUSPE À DISTÂNCIA”.

VAMOS PARAR DE RECLAMAR TUDO E TENTAR VER O QUE SE PODE ‘TIRAR’ DE MELHOR DO QUE ACONTECE NO NOSSO PAÍS.
A UNIÃO, A PAIXÃO, O POSITIVISMO, CONSEGUEM ‘TRANSFORMAR’ PESSOAS E APROXIMAR ‘AS DIFERENÇAS’ FÍSICAS, MENTAIS, CULTURAIS, SOCIAIS E ÉTNICAS.

Muito antigamente, se dizia: ‘MENTE SÃ EM CORPO SADIO’
Por que não retornar este espírito?
Esta é minha opinião, e também a de alguns colegas que gostam de ‘soluções’.

2 comentários:

  1. GRANDE Sueli!!!

    Minha querida, que sintonia hein?!!
    Sem sabermos falamos sobre o mesmo, e mais: demos tb o mesmo enfoque! SHOW!!!

    Minha querida, quero reiterar, que tenho noção de quantos brasileiros são e estão contra a realização das Olimpíadas aqui, mas gostaria de registrar algumas observações a respeito.
    Compreendo perfeitamente esse descontentamento, e nem é preciso fazer muito esforço, para saber que isto reflete o desânimo que o brasileiro tem com seu país, principalmente em função da corrupção que vemos aí estampada todos os dias nos notíciários, vemos os desvios milionários de verbas, vemos a impunidade, e os desmandos cometidos pelo poder público, e mais uma infinidade de coisas que se fosse listar aqui, ficaria maior que teu artigo. Concordo com tudo isso, claro.

    Porém, não posso deixar de acrescentar, que da mesma forma em que há o desânimo, o brasileiro tem por hábito, costume araigado, o fato de reclamar de tudo, ficar indignado, meter a "boca" no governo, etc, mas em contra partida, também é INERTE, ACOMODADO,e não sabe fazer outra coisa a não ser reclamar.
    Cobra tanto do poder público, mas esquece-se de que tem de fazer a sua parte tb.

    Veja, se eu quero mudar o mundo, em 1º primeiro lugar devo começar por mim. Devemos mudar nossa forma de pensar, sentir r muito principalmnte, AGIR!
    Afinal o mundo em que vivemos, apenas é consequência de nossos pensamentos, sentimentos e ações. Portanto, como já dizia Gandhi "TEMOS DE SER A MUDANÇA QUE QUEREMOS VER NO MUNDO".

    Apesar de todos os aspectos iniciais tão bem colocados aqui, creio que devemos ser mais atentos, e quebrar certos paradigmas, sair do comodismo, até na forma de pensar. Veja, assim como escrevi em meu post de mesmo tema, esta é uma oportunidade sem igual, para mostrarmos ao mundo que não é preciso bilhões de dólares para se chegar a ser uma potência mundial. Podemos conseguir o mesmo efeito, se soubermos aproveitar esta oportunidade, fazendo muito mais do que uma festa e uma disputa por medalhas e troféus.

    Podemos sim, fazer deste, um grande encontro SEM FRONTEIRAS, onde não importa a nação, a cor da pele, o seguimento religioso (ou a ausência de um), o sexo, a opção sexual, status social, nada.. mas nada mesmo. E fazer desta, a nossa oportunidade, em festejar o encontro de apenas uma única raça: A HUMANA!
    Além disto, esta é uma oportunidade de tb levantarmos a auto estima do brasileiro, que já é tão discriminado, rotulado, assim como nosso próprio país, que sempre foi considerado de terceiro mundo, mesmo que tivessemos uma riqueza tamanha como nem um outro país!

    Esta é a oportunidade tb, de fazermos as mudanças, de exercermos a nossa cidadania e patriotismo de verdade, e que vai muito alémmmmm, de usar uma "bandeira pendurada na janela!"

    Perdoe-me por ser tão extensa, mas não me contive com seu maravilhoso post.

    Um beijo em seu coração minha amiga tão querida! Fico feliz que nossa distancia seja apenas física mesmo, para vc ver como realmente, para o amor e a amizade, não existem fronteiras!
    E está mais do que na hora, de todos nós, se é que desejamos um mundo de paz, rompermos com todas elas, inclusive a da ignorância!

    Beijinhos em seu coração, bem aqui direto do meu!

    Com muito amor,

    Lucy Sem Fronteiras ♥

    ResponderExcluir
  2. Suuuuuuuu!
    Perfeito o post!
    Esse assunto mobilizou muita gente, e o Rio ter sido escolhido foi apenas o primeiro passo.
    Outros tantos virão até 2016 para tornar esse sonho que começamos a sonhar realidade.
    Muitas crianças irão treinar, se dedicar aos mais diferentes esportes e porque não trazer muitas medalhas para o Brasil.
    É torcer, acreditar, e FAZER algo pra propiciar isso! A parte de COBRAR é nossa, enquanto brasileiros...
    Amei saber que mudou de ideia !! E que bom que podemos mudar sempre que quisermos!
    Liberdade é isso! Exercitemos sempre a nossa!
    Beijo

    ResponderExcluir