sábado, 20 de junho de 2009

Alfabetização Ecológica


ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA
Nas próximas décadas a sobrevivência da humanidade vai depender da nossa
eco alfabetização, ou seja, de nossa habilidade de extrair conhecimento da natureza,
entender os princípios básicos da ecologia e de viver de acordo com eles. Para tanto, a educação das atuais e próximas gerações para a compreensão dos paradigmas que mantém o ciclo da vida faz-se imprescindível.
Quando se estudam os princípios básicos do funcionamento da natureza, percebe-se que
tudo está muito fortemente relacionado. São apenas diferentes aspectos de um único
padrão fundamental de organização que permitiu à natureza sustentar a vida por bilhões de anos.

A natureza sustenta a vida criando e nutrindo comunidades.
A alfabetização ecológica pressupõe uma visão sistêmica da vida. Sua fundamentação
teórica está baseada na teoria dos sistemas vivos. No entanto precisa ter conteúdos
específicos ou ser uma dimensão fundamentada em princípios e critérios que perpassam
várias disciplinas, ser um espaço de diálogos, de encontros entre os múltiplos saberes e fazeres.
Educar para uma vida sustentável é promover o entendimento de como os ecossistemas
sustentam a vida e assim obter o conhecimento e o comprometimento necessários para
desenhar comunidades humanas sustentáveis.

Minha opinião sobre este texto, mandado por um biólogo:
A teoria da inclusão sistemática das mínimas necessidades diárias, como a simples RECICLAGEM, enquanto professora, sempre , em reuniões, foi colocada aos colegas de outras disciplinas, como necessidade urgente.
Mas, infelizmente,alguns porque não queriam, outros por imposição DOS PAIS, aos quais AS COORDENADORAS sempre acham que estão 'certos', não deixavam os profis interessados e conscientes 'incluirem' a ECOLOGIA. Por que? Porque o famoso CONTEÚDO de cada disciplina seria MENOR...é de rir. Mas é assim que funciona. Nada seria menor, simplesmente 'modificado'. Em Português, por exemplo:uma Redação , uma interpretação, a gramática, etc...o tema seria atual e ECOLÓGICO.Para isso, claro, teríamos que trabalhar em conjunto, com reuniões, etc. Mas aí entra a DIREÇÃO e de novo A COORDENAÇÃO:'NÃO TEMOS TEMPO PARA ISSO'.
Por isso, a desilusão de profissionais excelentes, que 'mudam 'de emprego, e o FLAGRANTE sucateamento da Educação.TEORIAS E MAIS TEORIAS...E A PRÁTICA? NÃO EXISTE.
O futuro está aqui e agora...como está? Melhorou? Basta ver o ENEM.
Mas 'eu tenho um sonho...'quem sabe um dia?

Um comentário:

  1. Perfeito o texto e seu comentário sobre ele, Su!
    A esse intercâmbio entre as disciplinas e a inclusão da ecologia e outros temas de interesse geral da humanidade que ainda vem por aí, chamamos de interdisciplinaridade!
    Mas para isso é preciso haver diálogo entre os profis, esclarecimento aos pais habituados com a educação 'formal' e resolução de outros pequenos probleminhas 'práticos'.
    O formato novo do ENEM vem sim nessa direção, por isso tanta crítica e medo, na minha modesta opinião!
    Não se ensina a pensar e agir de acordo com o que se pensa, normalmente, mas dá-se o conteúdo disciplinar e se deixa pra lá o resto! (que é o que interessa na verdade!) ...
    Beijo minha querida e agora selada amiga...rsrs

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